terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Automatonofobia





Descobri o conceito de uma fobia de que parece que sofro: automatonofobia! O problema é que o conteúdo empírico do conceito aponta para coisas de que não tenho, em princípio, medo: estátuas de cera - só tenho medo das de pedra -, bonecos, palhaços...

A propósito. Há três sítios de horror. Dois em Roma: um é o museu-atelier Canova Tadolini, na Via del Babuino - onde me aventurei um dia, sozinho, sabe-se lá porquê, e de repente me vi rodeado de estátuas por tudo o que é sítio; o outro, é o cruzamento da Piazza delle Quattro Fontane, onde uma noite, também sozinho, apanhei um grande susto. Um outro, em Lisboa, a «Casa das Estátuas», acho que perto de Santa Engrácia e que nunca vi, graças a Deus, a não ser numa reportagem do Expresso.

Sem comentários: