sábado, 24 de abril de 2010

sexta-feira, 23 de abril de 2010

As "pessoas de consideração"

Que Deus nos proteja dos antónios martins deste mundo! Felizmente não mandam ou mandam muito menos do que aquilo que pensam que mandam. E, nas suas declarações, é preocupante a forma como se assume a ideia de que "Nós" (os juízes, ou os juízes da associação sindical dos juízes) somos o Estado.

Já que se fala de extinções - para quando a extinção do sindicato dos juízes portugueses? Desde quando os titulares de um órgão de soberania podem ter sindicato?

E que dizer do singular Prof. Paulo Otero? O infantilismo, a irresponsabilidade e a ignorância catedráticas. Faz escola!

O Regabofe

Gabinete do Primeiro-Ministro

Despacho n.º 7127/2010

Considerando a importância que reveste a visita a Portugal de Sua Santidade o Papa Bento XVI;
Considerando o interesse de grande número de portugueses em poderem estar presentes nas celebrações;
Considerando as contingências de segurança necessárias nestas ocasiões e o seu impacto na mobilidade dos cidadãos e no tráfego rodoviário dos locais onde vão ocorrer as celebrações;
Considerando a tradição existente no sentido da concessão de tolerância de ponto aquando das visitas a Portugal de Sua Santidade o Papa João Paulo II:
Determino, ao abrigo da alínea d) do artigo 199.º da Constituição e no uso dos poderes delegados pelo n.º 4 do artigo 6.º da Lei Orgânica do XVIII Governo Constitucional, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 321/2009, de 11 de Dezembro, o seguinte:
1 — É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas na administração central e nos institutos públicos, no concelho de Lisboa, durante a parte da tarde do dia 11 de Maio de
2010.
2 — É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas na administração central e nos institutos públicos, em todo o território nacional, no dia 13 de Maio de 2010.
3 — É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas na administração central e nos institutos públicos, no concelho do Porto, durante a parte da manhã do dia 14 de Maio de 2010.

Considerando que só o terceiro "Considerando" é válido, considero que o "grande número de portugueses" que querem ir a Fátima deveria meter um dia de férias, como forma de sacrifício. E dado que vão à Cova da Iria, esse sacrifício podia ser consagrado ao "Imaculado Coração de Maria". Mas assim não é. Cavaco e Sócrates terão tirado o curso de acólitos?

*

O Bollettino da «Sala Stampa» da Santa Sé publicou ontem um conjunto de informações estatísticas sobre Portugal a propósito da visita do Papa. Parece que há 9.368 milhões de católicos num total de 10.610 milhões de habitantes. Será?

terça-feira, 20 de abril de 2010

Os Poemas, V

Deixe-me estar aqui, nesta cadeira,
Até virem meter-me no caixão.
Nasci pra mandarim de condição,
Mas falta-me o sossego, o chá e a esteira
 
De Opiário, de Álvaro de Campos

domingo, 18 de abril de 2010

O Vulcão


A interdição do espaço aéreo em quase toda a Europa levou a que haja menos ruído no céu de Lisboa! Bendito sejas, Eyjafjallajökull!

[foto do El Pais]